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O que é uma Landing Page? Uma explicação definitiva sobre Landing Pages

Dicas de especialistas sobre o que é uma landing page. Explicação sobre Landing Pages

Independentemente de ser totalmente novo, refeito, revisado ou apenas retocado, cada página do seu site deve ter uma finalidade clara. A página sobre, a página inicial, a pesquisa e a página de contato - todas elas têm funções bastante simples. Mas o que dizer de uma landing page? Para que serve?

O que é uma landing page?

Uma landing page, também chamada de "página de captura de leads", é uma página única do seu site que aparece on-line quando alguém clica em seu link. Esse link pode estar em um anúncio online, em um e-mail de marketing, em um resultado de busca ou em uma publicação nas redes social, para citar apenas alguns exemplos. Ela é projetada para coletar informações dos visitantes do site, como endereços de e-mail e outras informações, ou para ajudar a converter visitantes do site em leads. As landing pages ajudam a criar uma lista de contatos e até mesmo vendas maiores - o que é essencial para qualquer empresa.

Por que eu preciso de uma landing page?

No funil de marketing, a conversão acontece quando o link é clicado no anúncio ou no e-mail. Talvez seja aí que o visitante decide baixar um e-book que viu anunciado ou deixar seus dados para receber um contato! Uma landing page deve apresentar esses elementos:

  • Uma proposta de valor
  • Uma mensagem principal e clara
  • Uma chamada à ação simples, ou CTA

Esses elementos precisam manter o seu visitante focado na mensagem principal da página e comunicar de forma clara os objetivos de clicar no CTA.

Qualquer página do meu site pode ser uma landing page?

A resposta é sim e não. Há dois tipos principais de landing pages: referencial e transacional.

  • Referencial

O referencial consiste em fornecer informações relevantes ao visitante. O objetivo aqui é manter o visitante o mais concentrado possível na mensagem principal, fornecendo todas as informações necessárias para converter o visitante em um lead.

  • Transacional

Essa é uma página em que o visitante deve primeiro preencher um formulário de informações (como a captura de e-mail para uma lista de mala direta, por exemplo) para receber um código de desconto ou acesso para baixar o e-book. Capture o máximo possível de informações sobre o visitante, mas saiba até que ponto isso pode incomodar seus visitantes!

Embora qualquer página do seu site possa tecnicamente funcionar como uma landing page, isso depende do grau de concentração do conteúdo e da CTA dessa página. Muitas vezes, mas nem sempre, uma página de destino não oferece nenhuma outra navegação no site. Pode ser muito conveniente e econômico criar uma única página de captura em vez de investir na construção de um site inteiro. (Psiiiu... A CodeTuring pode te ajudar com ambos!)

É possível que uma landing page ainda tenha algum conteúdo suplementar. Por exemplo, sua navegação principal pode abrigar várias subpáginas que são altamente relevantes para o tópico principal da págin. Isso exigiria que o usuário permanecesse nesse único URL por longos períodos para acessar todo o conteúdo relacionado. No entanto, certifique-se de que essas subpáginas contenham informações relevantes apenas para a proposta de valor, a mensagem principal e a CTA simples!

Quais os elementos de uma Landing Page?

As páginas de destino, sejam elas referenciais ou transacionais, normalmente incluem alguma combinação dos seguintes itens:

  • Um título: Trata-se do principal ponto de venda de sua oferta - certifique-se de que ele chame a atenção!
  • Um subtítulo: Adicione um pouco mais de informações de apoio abaixo do título.
  • Copy persuasiva: Informe ao visitante todos os detalhes sobre o que você está oferecendo e por que ele precisa disso. Mantenha essas informações com uma leitura fácil - listas são uma ótima opção para incluir aqui!
  • Um formulário: Fundamental para a landing page transacional, esse formulário coleta informações de contato dos visitantes.
  • Chamada à ação ou CTA: Deixe claro o que você quer que o visitante faça em seguida: "Compre agora", "Leia mais".
  • Caixa de seleção de permissão: É seguro presumir que qualquer contato enviado aos visitantes que preencherem o formulário (e-mail marketing por exemplo) exigirá a permissão deles. Sempre obtenha o consentimento dos visitantes!

Outros elementos a serem considerados

  • Comparações: Precisa transmitir o que torna seu produto ou serviço diferente? Crie tabelas de comparação para destacar os recursos que você tem em relação aos seus concorrentes.
  • Depoimentos: As estatísticas comprovam que os depoimentos são classificados em cerca de 90% em termos de eficácia de conteúdo. Permita que seus clientes compartilhem suas histórias com você para ajudar a criar confiança e credibilidade.
  • Vídeo: O vídeo é o formato mais envolvente atualmente. Se for adequado para atingir seu cliente-alvo, incorpore um vídeo nativo em sua página.

Precisa de ajuda mais detalhada com suas landing pages atuais ou de uma nova página personalizada para promover o seu negócio? Entre em contato conosco que vamos te ajudar da melhor forma!