Independentemente de ser totalmente novo, refeito, revisado ou apenas retocado, cada página do seu site deve ter uma finalidade clara. A página sobre, a página inicial, a pesquisa e a página de contato - todas elas têm funções bastante simples. Mas o que dizer de uma landing page? Para que serve?
Uma landing page, também chamada de "página de captura de leads", é uma página única do seu site que aparece on-line quando alguém clica em seu link. Esse link pode estar em um anúncio online, em um e-mail de marketing, em um resultado de busca ou em uma publicação nas redes social, para citar apenas alguns exemplos. Ela é projetada para coletar informações dos visitantes do site, como endereços de e-mail e outras informações, ou para ajudar a converter visitantes do site em leads. As landing pages ajudam a criar uma lista de contatos e até mesmo vendas maiores - o que é essencial para qualquer empresa.
No funil de marketing, a conversão acontece quando o link é clicado no anúncio ou no e-mail. Talvez seja aí que o visitante decide baixar um e-book que viu anunciado ou deixar seus dados para receber um contato! Uma landing page deve apresentar esses elementos:
Esses elementos precisam manter o seu visitante focado na mensagem principal da página e comunicar de forma clara os objetivos de clicar no CTA.
A resposta é sim e não. Há dois tipos principais de landing pages: referencial e transacional.
O referencial consiste em fornecer informações relevantes ao visitante. O objetivo aqui é manter o visitante o mais concentrado possível na mensagem principal, fornecendo todas as informações necessárias para converter o visitante em um lead.
Essa é uma página em que o visitante deve primeiro preencher um formulário de informações (como a captura de e-mail para uma lista de mala direta, por exemplo) para receber um código de desconto ou acesso para baixar o e-book. Capture o máximo possível de informações sobre o visitante, mas saiba até que ponto isso pode incomodar seus visitantes!
Embora qualquer página do seu site possa tecnicamente funcionar como uma landing page, isso depende do grau de concentração do conteúdo e da CTA dessa página. Muitas vezes, mas nem sempre, uma página de destino não oferece nenhuma outra navegação no site. Pode ser muito conveniente e econômico criar uma única página de captura em vez de investir na construção de um site inteiro. (Psiiiu... A CodeTuring pode te ajudar com ambos!)
É possível que uma landing page ainda tenha algum conteúdo suplementar. Por exemplo, sua navegação principal pode abrigar várias subpáginas que são altamente relevantes para o tópico principal da págin. Isso exigiria que o usuário permanecesse nesse único URL por longos períodos para acessar todo o conteúdo relacionado. No entanto, certifique-se de que essas subpáginas contenham informações relevantes apenas para a proposta de valor, a mensagem principal e a CTA simples!
As páginas de destino, sejam elas referenciais ou transacionais, normalmente incluem alguma combinação dos seguintes itens:
Outros elementos a serem considerados
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