O web design deve ser classificado como uma forma de arte por si só. Assim como qualquer outro trabalho criativo, um site transmite a mensagem de uma marca, comunica-se com seu público-alvo e, ocasionalmente, provoca pensamentos mais profundos do que a Fossa das Marianas.
No oceano do consumismo, é fundamental que seus clientes tenham uma navegação tranquila desde o momento em que embarcam em seu navio. Você não só precisa comandar seu site como um peixe na água, mas também precisa estar ciente dos erros de web design que devem ser evitados.
Os bugs ocorrem naturalmente no desenvolvimento de sites, e o excesso desses erros pode resultar em um adeus permanente de seus possíveis clientes. Entretanto, se há algo que você precisa evitar, são os erros de web design que podem prejudicar sua otimização para mecanismos de pesquisa (SEO). Portanto, se você quiser garantir uma navegação tranquila aos seus usuários, tente seguir as dicas a seguir para evitar balanços desconfortáveis no barco!
Se quiser realmente causar impacto no público do seu setor, você precisa garantir que a navegação do seu site seja simples e direta. Reutilizar elementos que são comumente utilizados e que os usuários já estão acostumados, é a maneira mais fácil de manter as coisas simples.
Ser direto e facilitar a navegação é uma das primeiras coisas que você deve considerar ao criar seu site. As pessoas esperam que as coisas sejam feitas em um instante, portanto, se demorar muito para encontrar algo em seu site, é provável que seus clientes abandonem o barco. Mas a navegação é apenas a ponta do iceberg!
Analise uma olhada em todos os grandes peixes do seu setor e você perceberá que eles têm, em média, cerca de 300 palavras por página. Outro erro de web design que deve ser evitado é o excesso de conteúdo. Há muito poder no espaço em branco. Fotos e vídeos podem acrescentar variedade ao seu site, mas use-os com moderação. O excesso de conteúdo levará mais tempo para carregar e poderá até confundir os visitantes. Manter seu site responsivo e com conteúdo claro e legível ajudará a aumentar seu SEO a longo prazo.
Uma chamada para ação, ou CTA (Call to Action), é simplesmente uma solicitação para que o usuário faça algo - inscreva-se em uma newsletter ou responda a um simples questionário. A partir dessas ações, você coletará informações sobre seus usuários. Esses são seus leads.
Sem uma boa chamada para ação, sua receita será uma gota no oceano em comparação com o que deveria ser. Um CTA eficaz garantirá que sua taxa de conversão permaneça alta. Mantenha sua call to action concisa e certifique-se de que ela diga aos seus visitantes exatamente o que fazer.
Se o seu SEO estiver se afogando sob um tsunami de peixes maiores, talvez seja hora de repensar a estratégia do seu site. No que diz respeito ao cliente, há muito mais peixes no mar, portanto, sua classificação de SEO precisa ser a de um grande peixe branco. Você não precisa se desesperar como se estivesse em uma tempestade em alto mar, basta implementar as sugestões que nós da CodeTuring fizemos e ver seu site navegar em águas tranquilas!