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Como criar uma landing page que gera conversão

"Você só tem uma chance de criar uma boa primeira impressão."

Muitos de nós gostamos de gastar muito dinheiro para direcionar o tráfego para nossas páginas de blog ou sites. Entretanto, mesmo que esses destinos valham cada centavo, você pode estar perdendo tempo se os clientes não os visitarem.

A landing page, ou LP, é a primeira coisa que as pessoas veem quando clicam na sua oferta ou no link do site. Ela se torna a cara do seu site, o gancho para que os visitantes permaneçam no site, assinem sua newsletter, compartilhem o site com amigos e se tornem clientes regulares. Essas ações se traduzirão em maior receita e aumentarão o crescimento de sua empresa.

Você pode usar as landing pages para qualquer coisa, seja para que um usuário se inscreva na sua newsletter, visualize uma publicação do blog ou compre um produto. Independentemente disso, uma landing page eficaz deve se concentrar em seu público-alvo.

A questão é: como criar uma landing page que faça tudo isso?

Neste artigo, apresentaremos as melhores estratégias que você pode usar para criar uma landing page eficaz.

A necessidade de landing pages de alta conversão

Criar uma landing page é uma ótima maneira de direcionar o tráfego, impulsionar seu SEO, melhorar as conversões, gerar leads e construir sua marca. As landing pages levam os visitantes a agir de acordo com a meta do seu site e permitem que você crie uma base de clientes.

Uma landing page é uma ferramenta de marketing indispensável, pois oferece uma perspectiva clara dos seus consumidores. Toda vez que ocorre uma conversão em uma landing page, são reveladas informações valiosas sobre seus clientes, o que pode ajudá-lo a entender melhor o público.

O rastreamento e a análise das estatísticas da sua landing page também lhe dão uma vantagem! Essas métricas fornecerão insights sobre como criar melhores estratégias de marketing ou pensar nas próximas promoções para os próximos meses.

O que torna uma landing page eficaz?

Normalmente, as landing pages começam com um objetivo. O que você quer dizer aos clientes em potencial? Há um produto ou serviço à venda? Você quer resolver um problema?

Depois do objetivo, vem a chamada para ação, ou CTA. O que você quer que os visitantes façam depois de entender seu objetivo? Eles precisam comprar algo? Eles precisam visitar sua página inicial?

Veja. Diferentes objetivos de campanha e estratégias de marketing podem fazer com que você crie vários tipos de landing pages. Qualquer que seja o tipo de landing page que você decida usar, há alguns recursos principais que você sempre deve incluir.

Aqui estão os principais elementos para criar uma landing page bem-sucedida:

Título matador

Uma característica que você precisa ter em seu título: ele precisa chamar a atenção. Seu título deve captar a atenção do público, fazer com que os usuários deem uma segunda olhada e explorem seu site.

Para isso, coloque o título "acima da dobra" ou na parte superior da página. Mantenha-o conciso e refletindo o objetivo da sua página.

Texto persuasivo

Uma vez cativado pelo título, seu público-alvo desejará saber mais sobre a campanha, seja ela um serviço ou um produto. Escrever conteúdo envolvente em sua landing page aumenta suas chances de conversão.

Você também pode incluir depoimentos e palavras-chave em seu texto para atrair os leitores.

Chamada para ação poderosa

Sua chamada para ação é a peça central de uma landing page. É a ferramenta definitiva que converte seus visitantes em leads ou potenciais clientes.

O botão de CTA deve ser grande e fácil de encontrar. Ele deve ter um senso de urgência e dizer ao público exatamente o que ele precisa fazer. Além disso, torne-o pessoal para que seus clientes sintam que estão decidindo por si mesmos.

Recursos visuais envolventes

Estudos comprovam que o cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que palavras. Mesmo quando pensamos sobre isso, às vezes é mais fácil lembrar de uma imagem do que de uma mensagem de texto.

Use recursos visuais relevantes em sua landing page para manter o foco do cliente. Faça com que sejam grandes, atraentes, de alta qualidade e que despertem a emoção do leitor!

Links de compartilhamento para redes sociais

Agora que sua landing page conseguiu converter um visitante em cliente, ele vai querer acompanhar as últimas notícias e atualizações da sua empresa.

Certifique-se de incluir links ou botões de compartilhamento em redes sociais na sua landing page para que eles cliquem! Você também pode oferecer assinaturas de newsletters.

Otimização da experiência do usuário e da conversão

As landing pages são a primeira impressão que o visitante tem da aparência do seu site. Ela pode ser estática ou sua página inicial, mas ainda assim deve ser divertida.

Nunca a torne entediante!

Otimize seu website e suas landing pages prestando atenção a esses aspectos:

Otimização de conteúdo

Otimize e deixe seu conteúdo "acima da dobra". Esse termo refere-se a tornar uma parte do seu site visível sem rolagem, o que significa que é o conteúdo que os usuários verão quando entrarem na sua página.

Você também pode usar fluxos de leads, CTAs sólidos e recursos visuais para captar a atenção do seu público.

Responsividade

Os usuários de smartphones no Reino Unido podem aumentar continuamente em 1,9 milhão por ano, chegando a 65,9 milhões em 2028. Esses dados significam que você deve criar sites que possam ser acessados por telefones celulares.

Concentre-se em tornar seu site responsivo, mantendo os elementos intactos e proporcionando a melhor experiência ao usuário, mesmo em uma tela menor.

Velocidade

A velocidade de carregamento do site também afeta a decisão de um cliente potencial. É mais provável que os usuários saiam de uma landing page se o site demorar dois segundos para carregar. Essa é uma boa medida de como nossa capacidade de atenção se tornou curta hoje em dia.

O foco nesse aspecto também leva a melhores SERPs!

Navegação simples

Ter uma interface de usuário limpa e concisa certamente atrairá mais usuários. A exibição de vários botões e funcionalidades pode ser intimidadora e opressiva para o cliente.

Seja leve. Você não precisa dizer tudo; deve torná-lo relevante e atraente.

Testes A/B

Experimente o teste A/B e faça muitos aprimoramentos em seu site!

Esse método refere-se à criação de várias variantes de sua landing page e à escolha da melhor. Pode ser demorado, mas valerá a pena no final, pois você obterá o melhor desempenho do seu tráfego.

Análises de dados

Colete dados de usuários regularmente e aprenda a usá-los a seu favor.

A otimização da taxa de conversão é um processo contínuo, e fazer anotações sobre as preferências dos usuários é essencial para aprimorar seu site. Você pode até usar esses dados para fazer o remarketing dos visitantes por meio de seus e-mails ou números de contato.

Uma landing page de alta conversão é o produto de seu trabalho árduo e contínuo. O monitoramento dessas landing pages e a criação de novas páginas para outras campanhas aumentarão os leads e a receita a longo prazo.

Lembre-se de maximizar os elementos essenciais de uma landing page para criar landing pages de alta conversão. A otimização do seu site para proporcionar a melhor experiência de usuário para os clientes também permite que você alcance seus objetivos comerciais e melhor desempenho.